sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

POLITICA PERNAMBUCANA EM LUTO: MORRE FERNANDO LYRA

Ex-ministro Fernando Lyra


O corpo do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra chega ao Recife às 11h desta sexta-feira (15). Ele faleceu no fim da tarde de quinta por falência de múltiplos órgãos no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, depois de 47 dias internado. De acordo com informações repassadas pelo irmão do ex-ministro e vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, o velório vai acontecer na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com visitação aberta ao público a partir do meio-dia. O sepultamento vai ocorrer às 17h no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. Ainda de acordo com João Lyra Neto, a morte aconteceu às 17h30 (horário de Brasília).

Histórico
O ex-ministro foi internado no dia 29 de dezembro de 2012, no Real Hospital Português, no Recife, com infecção urinária e problemas cardíacos. Ele foi transferido no dia 5 de janeiro para o Incor, em São Paulo. Fernando Lyra havia saído da UTI do Incor no dia 9 de janeiro, após a infecção urinária ser tratada, mas voltou em menos de 48 horas para a unidade de cuidados intensivos. Na época, João Lyra Neto informou que o coração do ex-ministro estava funcionando com 30% da capacidade. Outro ponto que preocupava a equipe médica era a retenção de líquido, que resultava em aumento de peso e mais dificuldade para a função cardíaca.
Fernando Lyra foi ex-deputado federal e um dos articuladores do nome de Tancredo Neves como candidato à Presidência da República, através do voto indireto no colégio eleitoral, em 1985. Com a morte do mineiro e a posse de Sarney como presidente, foi mantido no governo, como ministro da Justiça, por pouco mais de um ano.
Ultimamente, Fernando Lyra estava fora da vida pública e vivia ao lado da família, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Ele deixou esposa e três filhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário