domingo, 26 de abril de 2020

Historias e curiosidades das Copas do Mundo – III


A Copa do Mundo FIFA de 1938 foi a 3º Copa do Mundo disputada e foi sediada na França entre 4 e 19 de junho. A Itália manteve o título e foi bicampeã, derrotando a Hungria por 4–2 na final. 

Três países se candidataram para ser a sede da Copa: AlemanhaArgentina e França; A Alemanha, que organizava os Jogos Olímpicos de Verão de 1936, tinha interesse por mais um evento para propaganda do nazismo de Adolf Hitler. A Argentina esperava sua vez por um possível rodízio de continentes. Os dois eram os favoritos. Mas, em agosto de 1936, em Berlim, durante as Olimpíadas de 1936, o Congresso da FIFA se reuniu e decidiu, como homenagem a Jules Rimet, já com 64 anos, e a Henri Delaunay, outro dirigente da entidade, fazer a Copa na França, a terceira candidata. A decisão causou afronta na América do Sul, que acreditava que as sedes seriam alternadas entre os dois continentes; em vez disso, foi o segundo torneio consecutivo a ser jogado na Europa. Em razão disso, todas as seleções americanas (exceto Brasil e Cuba) boicotaram a Copa de 1938, em solidariedade a Argentina. Esta foi à última Copa do Mundo antes do início da Segunda Guerra Mundial.

A Copa de 38, segunda realizada na Europa, foi disputada por 32 seleções com algumas estreias: Cuba e as Índias Holandesas, além das poderosas equipes da Alemanha e da Polônia. O Brasil se classificou com a desistência da Bolívia, ficando em terceiro lugar na competição.

Pela primeira vez, o país anfitrião e o vencedor da Copa anterior estavam automaticamente classificados, inaugurando o critério que prevalece até hoje.
 
O Mundial da França registrou a pior média de público até hoje. Cerca de 21 mil torcedores por partida.

Estatísticas da competição

Período: de de 04 a 19 de junho de 1938
Total de jogos: 18
Gols marcados: 84
Média de gols: 4,66 por partida
Artilheiro: Leônidas da Silva (Brasil) - 08 gols.
Público total: 374.937 pagantes
Média de público: 20.830 pagantes
Campeão: Itália e a Hungria como vice-campeão

Nenhum comentário:

Postar um comentário