segunda-feira, 20 de abril de 2020

Historias e curiosidades das Copas do Mundo – II


Copa do Mundo de 1934 foi a segunda Copa do Mundo FIFA, o campeonato mundial entre seleções masculinas de futebol. Teve lugar na Itália de 27 de maio. A Itália se tornou a segunda campeã mundial, derrotando a Tchecoslováquia por 2 a 1 na final.
Após um longo processo de tomada de decisão em que o comitê executivo da FIFA se reuniu oito vezes, a Itália foi escolhida como o país anfitrião em reunião em Estocolmo em 9 de outubro de 1932.  A decisão foi tomada pelo Comitê Executivo, por decisão unânime dos 29 membros. A candidatura italiana ganhou força após a desistência da Suécia. O ditador fascista Benito Mussolini fez questão da Copa ser na Itália (para provar a superioridade do fascismo italiano) e designou o general Giorgio Vaccaro para a missão de negociar com a FIFA. O governo italiano garantiu que dinheiro não seria problema e investiu 3,5 milhões de liras no torneio.
Na Copa da Itália, segunda competição mundial de seleções, foram realizadas 17 partidas, marcados 70 gols (média de 4,12 gols por jogo, maior goleada da competição Itália 7X1 Estados Unidos.
Apesar de ser sede, a Itália teve que disputar as eliminatórias, primeira e única vez que um pais sede não teve classificação automática. 
A fase de grupos usada na primeira Copa do Mundo foi descartada em favor de um torneio eliminatório direto. Se uma partida terminasse empatada depois dos 90 minutos, 30 minutos de prorrogação seriam jogados. Se persistisse o empate, a partida seria refeita no dia posterior
Curiosidades da Copa:
A desistência de Chile e Peru colocaram Argentina e Brasil na Copa sem jogar um único jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário