domingo, 26 de maio de 2013

MARACANAÇO, DE NOVO?

Muitos leitores e amigos não sabem o verdadeiro sentido da palavra "Maracanaço". Para os mais jovens, e são maioria que sabe da hsitória apenas pela imprensa, em 1950 o Brasil sediou a Copa do Mundo. Até então os brazucas não tinham ganhado nenhum título de campeão do mundo.

Durante a primeira Copa sediada pelo Brasil, chegamos a final e a decisão seria no Estádio Mário Filho, nosso Maracanã, contra o Uruguai. Muita gente prefere nem lembra essa história, pois fomos derrotados em pleno Maracanã lotado com 199,854 torcedores e, naquela Copa, deixamos escapar a oportunidade de ganharmos nossa primeira copa. A decisão foi no dia 16 de julho de 1958.

Passaram-se 63 anos deste fiasco. Vieram outras copas e o Brasil viria a conquistar 5 copas sendo a primeira na Suécia no ano de 1958, onde o Brasil venceu os donos da casa, dia 29 de junho, por 5X2, gols de Vavá (2), Pelé (2) e Zagalo. Esta foi a sexta participação do Brasil  em copas do mundo.

A segunda conquista da seleção brasileira foi em 1962, no Chile, quando a canarinha venceu a Tchecoslováquia, no dia 17 de junho, por 3X1, gols de Amarildo, zito e Vavá.

Veio a terceira conquista dos brasileiros. Desta vez o triunfo foi em terras mexicanas, em Guadalajara dia 21 de junho, quando o esquadrão comandado por Zágallo, que formou a melhor seleção de todos os tempos, derrotou os Italianos pelo placar de 4X1, gols de Pelé, Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto.

A quarta copa conquistada pelo Brasil veio no ano de 1994, na cidade de Rose Bowl -Passadena, Estados Unidos, dia 17 de julho em uma disputa de penalti entre Brasil e Itália, que sonhava em se vingar da Copa de 70. No temrinha com mais um maracanaço. po normal o placar ficou em 0X0, na prorrogação empataram pelo mesmo placar. Com os empates o resultado foi conhecido nos penaltes. O Brasil acabou vencendo os italianos por 3X2 nas penalidades com Romário, Dunga e Branco marcando para o Brasil e Márcio Santos (Brasil), Baresi, Massaro e Roberto Baggio (Itália) desperdiçando as penalidades.

A quinta e última copa conquistada pelo Brasil foi em 2002 na cidade de Yocohama -Japão, com a canarinha derrotando a Alemnaha por 2X0, gols de Ronaldo Fenômeno. A final foi realizada no dia 30 de junho.

Sessenta e quatro anos depois o Brasil volta a sediar uma Copa do Mundo. Com uma estrutura física organizada e uma equipe duvidosa a torcida brasileira está acreditando que no próximo ano a sexta conquista brasileira possa vir e que o Brasil não decepcione a torcida com mais um maracanaço.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário