quinta-feira, 26 de abril de 2012

DIA NACIONAL DA PRVENÇÃO E DO COMBATE A HIPERTENSÃO

No Brasil, 62,8% do total de mortes por causas conhecidas, em 2004, estavam relacionados às DCNT.

A campanha anual do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão (26 de abril) é organizada desde 2002, quando foi instituído o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial pela Lei Federal 10.439.

Sobre a hipertensão

A hipertensão é grave, também, por ser uma “inimiga silenciosa”, pois muitas vezes o paciente não sente nada. As manifestações mais comuns a ela atribuídas, entre as quais dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz podem não ter uma relação de causa e efeito com a elevação da pressão arterial.
A hipertensão arterial ou pressão alta é a maior causa de derrames cerebrais, insuficiência renal ou paralisação dos rins, infarto do coração, insuficiência cardíaca, angina do peito, lesões nas artérias e alterações na retina que podem levar à cegueira.

Por que conscientizar

A pressão alta não tem cura, mas seu controle melhora muito a qualidade de vida do paciente. Entretanto, atitudes como medir a pressão arterial regularmente, adotar uma alimentação saudável, reduzir o consumo de sal, manter um peso ideal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, praticar atividade física regularmente, não fumar e diminuir o estresse ainda não são hábitos comuns da maioria da população.
As conseqüências graves da hipertensão, que prejudicam a qualidade de vida da população e oneram a saúde pública, podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam a sua condição e mantenham-se em tratamento.

Tratar a Pressão Alta é um Ato de Fé na Vida.

Apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença. 36% não fazem controle algum e 41% abandonam o tratamento, após melhora inicial da pressão arterial.
O tratamento da pressão alta exige uma dedicação extrema dos indivíduos, pois envolve mudanças de comportamento e novos hábitos alimentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário