segunda-feira, 30 de abril de 2012

20 ANOS SEM ´ZE DOS POBRES

Ex-dep. Zé Cardoso
Hoje, dia 30 de abril de 2012, fazem exatamente 20 anos que o maior líder popular da história de Garanhuns nos deixou. José Cardoso da Silva, pai dos pobres como era chamado pela classe humilde que lhe recorria quando precisava de algo.

Em sua vida Zé Cardoso foi radialista, na antiga Rádio Difusora de Garanhuns, hoje Rádio Jornal, onde apresentou o programa "Desfile das Cinco" que lhe projetou na sociedade garanhuns e na política. Zé Cardoso foi eleito vereador por Garanhuns em duas legislaturasa e em uma delas conseguiu atingir, sozinho, o coeficiente eleietoral, ou seja, foi eleito sem precisar de votos de outros candidatos, fato ínédito na história de Garanhuns. Foi ainda deputado estadual por dois mandatos, foi cassado pelo regime militar de 64 e quando recuperou seus direitos políticos voltou a se candidatar a deputado estadual, ficando na suplência, assumindo em seguida e no ano de 1989 foi parte da Assembléia Constituinte Estadual.

Zé Cardoso foi homenageado por seus amigos tendo emprestado seu nome a Rodovia PE 177, que liga Garanhuns a Palmares, a Ceaga, a uma rua no Parque Fênix e a sala de Imprensa da Câmara Municipal de Garanhuns.

Vivemos pouco com Zé Cardoso, mas o suficiente para ter na lembrança a imagem do mairo líder político da história do Agreste Meridional.

A família Cardoso: Margarida, Roberto, Lúcio e demais filhos a certeza de que o tempo não conseguiu, nestes 20 anos tirar da memoria do povo o grande homem que foi "seu Zé" como o chamava a nossa amiga, ex-vereadora e ex-esposa, Margarida Cardoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário