quarta-feira, 6 de março de 2013

OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO ESTÃO PARADAS E SEM PREVISÃO DE RECOMEÇO


Viajando pela BR 232, em deslocamento para os municípios de Serra Talhada e Triunfo, no último final de semana,  pude observar o estado de calamidade que se encontra aquela parte do estado devido aos problemas de seca, como ocorre em pelo menos 80% dos municípios pernambucanos. Animais mortos as margens da estrada, bodes e jumentos, animais típicos da região, andando vários quilômetros em busca alimentos e água, coisa rara de se encontrar naquelas terras. Há alguns anos o Governo Federal faz alardes sobre a transposição do Rio São Francisco visto como a salvação daquela gente porem como a transposição beneficia os mais pobres, comeram o dinheiro, a obra está parada e os sertanejos e seus rebanhos morrendo de fome e sede.

Veja um trecho de uma matéria do Jornal O Estado de São Paulo sobre o assunto.  "Com dificuldades para completar as obras da transposição do Rio São Francisco, cujo custo já explodiu, o governo analisa como cobrar do consumidor do semiárido nordestino o alto preço da água. Para vencer o relevo da região, as águas desviadas do rio terão de ser bombeadas até uma altura de 300 metros. O trabalho consumirá muita energia elétrica e esse custo será repassado, pelo menos em parte, à tarifa de água, que ficará entre as mais caras do País.

Estimativas preliminares apontaram custo de R$ 0,13 por metro cúbico de água (mil litros) apenas para o bombeamento no eixo este, entre a tomada da água do São Francisco, no município de Floresta (PE), até a divisa com o a Paraíba. Nesse percurso, haverá cinco estações de bombeamento, para elevar as águas até uma altura maior do que o Empire State, em Nova York, ou do tamanho da Torre Eiffel, em Paris, ou ainda 96 metros menor do que o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. O maior arranha-céu de São Paulo nem chega perto".

Esta realidade o Governo Federal não passa para a população, o que deveria fazer em vez de mentir para o povo dizendo que a conta de luz baixou e que o Brasil está erradicando a pobreza. Estamos as portas de uma eleição e, como é de costume, os engôdos começão a aparecer para levantar a bandeira do governo e reeleger seus candidatos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário