sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

GARANHUNS, SUA HISTÓRIA É OUTRA

O prédio entre a Loja do Povo e Veneza Americana, onde funciona hoje o Banco do Brasil,  é o local da primeira Igreja portanto "Marco Zero" do município de Garanhuns.
Acervo do Profº e historiador Antonio Vilela.

Literalmente falando a história de Garanhuns  tem início quando Simôa Gomes de Azevedo, através de escritura pública doa a confraria das almas uma quadra de terra para a construção da capela da Freguesia de Santo Antonio do Ararobá em 1742, esta capela inicialmente foi construída em taipa e depois reformada em alvenaria.
Ao entrono da capela surgiram as primeiras casas. O povoado foi crescendo por influência de seu clima ameno, suas fontes de águas minerais e por sua pecuária no interior de Pernambuco.
Pelo alvará de 10 de março de 1811, por solicitação do então governador Caetano Pinto de Miranda Montenegro foi criada a Vila de Santo Antonio de Garanhuns. Neste mesmo ano de 1811 a capela foi reconstruída e transformada na Matriz de Santo Antonio. Esta matriz localizada na antiga avenida Rio Branco, hoje Avenida Santo Antonio, no atual prédio do Banco do Brasil. O seu primeiro vigário foi Fabrício da Costa Ferreira.
Somente em 1855 por iniciativa do Padre Nemézio de São João Guaberto foi iniciado a construção da Catedral de Santo Antonio e concluída em 1859. Ainda foi reformada em 1872 e em 1906 melhoramentos, em especial a fachada que apresenta sua característica atual.
A lei provincial número 22 de 6 de junho de 1836, cria a comarca de Garanhuns, desanexando da jurisdição da comarca de Brejo da Madre de Deus, tendo como primeiro juiz de direito o Dr. João Pereira de Carvalho, em 1837.
Eis as provas contundentes que a criação de Santo Antonio de Garanhuns é mesmo 10 de março de 1811, pois em 6 de junho de 1836 foi estabelecida sua comarca.
A elevação da Vila para categoria de cidade se deu através do projeto do deputado provinciano Silvino Guilherme de Barros, projeto numero 1.309 do dia 4 de fevereiro de 1879, este projeto é outros quinhentos ,  não emancipa, eleva a Vila à categoria de cidade. Antes do centenário o aniversário de Garanhuns era comemorado em 10 de março.
Garanhuns já nasceu com "tendência para as alturas", nunca pertenceu a outro município.Por esta razão defendo que Garanhuns  o aniversário de Garanhuns é mesmo 10 de março de 1811, portanto são 202 anos de história que orgulha o nosso povo.
Parabéns terra de Simoa pelos 134 anos de elevação de Vila para cidade.

"Garanhuns existe entre sete colinas, Deus é de lá".


Nenhum comentário:

Postar um comentário