quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

28 ANOS SEM GARRINCHA

Manoel Francisco dos Santos (Mané Garrincha), nasceu em 8 de outubro de 1933, no distrtito de Pau Grande,  na cidade de Magé-RJ . Garrincha foi o maior jogador de todos os tempos, perdendo para Pelé apenas na fama e na fortuna.

Ele era um genio, nasceu com as pernas tortas  por causa de uma poliomelite,  uma de suas pernas era 6 centimetros mais curta que a outra. Os médicos diziam que era milagre ele andar e fazer esportes entao, nem pensar. Começou a jogar futebol aos 14 anos no Esporte clube vindo a brilhar como a maior estrela do Botafogo do Rio de Janeiro.  Quarto filho de uma familia numerosa, o pai faleceu de cirrose.
 
Com uma vida perseguida por desgraças e escândalos perdeu o  proprio filho que morreu, nenem,  num acidente de automovel e ele, Garrincha,  foi pelo mesmo caminho do pai, faleceu por causa do alcolismo. Foi um dos maiores genios do futebol de todos os tempos.

Em sua trajetoria Garrincha jogou no Botafo do Rio de Janeiro atuando 609 vezes, marcando 252 gosl, Corinthians Paulista, jogou dez vezes e marcou 2 gols, Flamengo, 15 jogos e 4 gols, Olaria, time do suburbio do Rio, 10 jogos marcou 1 gol, Seleção carioca 8 jogos marcando 6gols e Seleção Brasileira, nas Copas de 58 e 62, fazendo 60 jogos e marcando 17 gols. Durante sua carreira Mané Garrincha, conhecido tambem como "o Anjo das Pernas Tortas e Alegria do Povo"  marcou, em 714 jogos oficiais 283 gols. Manoel Francisco dos Santos (Mané Garrincha) morreu em  20 de janeiro de 1983,  pobre e abandonado,  aos 50 anos, no Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário