domingo, 26 de setembro de 2010

FICHAS SUJAS PODEM GANHAR E NÃO LEVAR

Com o impasse no Supremo Trinbunal Federal sobre a validade da Ficha Limpa, o presidente do TRE, Ricardo Lewandowski, disse que a lei está a todo vapor e que continuará decidindo os casos da Justiça Eleitoral.
Somente no TSE existem 171 recursos, ou de políticos que tiveram suas candidaturas  barradas pelos Tribunais  Regionais Eleitorais de seus Estados, ou do Ministério Público, contra a liberação de candidaturas.
Segundo Lewandowski ainda não há uma data para para o Supremos decidir se a lei do Ficha Limpa vale para este ano ou para as próximas eleições. "Os ministros precisam resolver a questão do impasse com o empate de 5 a 5 no caso de Joaquim Roriz. Existem dois caminhos: ou o STF espera a chegada de um novo ministro para desfazer o empate ou encontra uma solução interna, que seria, por exemplo, a mudança de opinião de um ministro ao analisar um outro caso" disse. Segundo dr Lewandowski se não houver decisão do STF antes da diplomação o candidato Ficha Suja poderá ser diplomado, assumir o cargo, mas corre o risco de ser cassado, dependendo de decisão futura.
Se um candidato puxador de votos for barrado pelo Ficha Limpa o que acontece com os outros políticos  eleitos com a ajuda de sua votação?
Caberá ao TSE e ao próprio Supremo decidir analisando cada caso. Segundo o ministos é possível que todos os votos sejam anulados. Se isso ocorrer será preciso recalcular os votos e aqueles eleitos na garupa do puxador de votos poderão perder a vaga.
O PHS, partido de Zé da Luz, incluso no Ficha Suja tem três candidatos na mesma situação: Zé da Luz, Carlos Vicente Arruda da Silva (Carlinhos do Moinho) ex-prefeito de Lagoa de Itaenga e Humberto Barrada ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário