quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CORINTHIANS 100 ANOS

O Corinthians é o primeiro grande clube da capital paulista a completar 100 anos. E não deixa de ser simbólico o fato de justamente o mais popular integrante do Trio de Ferro atingir essa marca antes que os rivais Palmeiras e São Paulo. O Corinthians nasceu como a expressão do proletariado. Na noite de 1.º de setembro de 1910, cinco operários, descendentes de italianos e espanhóis, reuniram-se na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, no Cambuci, e decidiram criar um time de futebol. O nome sugerido foi Corinthians, inspirado nas exibições do Corinthian Team, melhor equipe amadora da Inglaterra, que excursionou pelo Brasil um mês antes. Por falta de papel, a primeira ata teria sido registrada no alto de uma palheta, à luz de um lampião. Nada mais corintiano. O primeiro presidente, Miguel Bataglia, previu, entusiasmado: "O Corinthians é o time do povo, e é o povo que vai fazer o time". Não podia estar mais correto.


O primeiro jogo aconteceu dez dias depois: derrota por 1 a 0 para o União da Lapa, um dos principais times da várzea na época. O primeiro gol veio em 14 de setembro, marcado por Luiz Fabbi, na vitória por 2 a 0 sobre o Estrela Polar. De jogo em jogo na várzea, o Corinthians foi crescendo e ganhando cada vez mais ambição. Para disputar os campeonatos oficiais, a equipe teve que disputar dois jogos eliminatórios. Ganhou os dois e foi admitido na Liga Paulista de Futebol em 1913. O primeiro título veio no ano seguinte: o do Campeonato Paulista, com dez vitórias em dez jogos. Começava ali o reinado estadual. O Corinthians é, 97 anos depois de sua primeira taça, o maior vencedor do Campeonato Paulista, com 26 conquistas.

Eu. Não podia deixar de homenagear o meu Coringão. Maior emoção em jogos do Corinthians foi em 1977 quando, depois de 24 anos, o Timão ganhou o campeonta paulista em cima da Ponte Preta, com um gol de Basílio, no final do segundo tempo, no Pacaembú e eu estava lá. Fiquei feliz em saber que o Corinthians é o time do coração de maioria dos garanhuenses. Garanhuns realmente tem um monte de loucos, loucos por ti Corinrhians!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário