terça-feira, 14 de abril de 2020

Pernambuco bate são Paulo na violência


Não bastasse a pandemia do Coronavírus fazendo vitimas mundo a fora, Pernambuco conta com outra pandemia que está deixando a população ainda mais apavorada, a violência que esta em alta desenfreada. Neste final de semana, além do crescimento das mortes pelo Covid-19, 13 em apenas um dia, passando para 102 óbitos e 194 novos casos, passando a 1.154 no geral, a população ainda tem que conviver com o aumento da criminalidade.
Novo levantamento nacional sobre o ranking da violência confirmou, ontem, que o Pacto pela Vida, xodó do ex-governador Eduardo Campos (PSB), que o concebeu e virou referência nacional, sendo copiado para outras unidades da Federação, foi, definitivamente, para o brejo. O Estado é o terceiro mais violento do País, perdendo a liderança nesse campeonato do terror e da morte apenas para Bahia, o primeiro, e Rio, o segundo, nessa ordem ficando a frente de São Paulo, o quarto.
Nos primeiros três meses deste ano, a Bahia foi o Estado brasileiro que registrou a maior quantidade de mortes violentas em 2019. Ao todo, 5.099 mortes violentas (homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte).
O Estado com a segunda maior quantidade de mortes violentas em 2019 foi o Rio de Janeiro, com 4.154 casos. Em seguida vieram Pernambuco (3.466) e São Paulo (3.209).
No caso de Pernambuco, foram 3.466 homicídios no mesmo período Só no último fim de semana de Páscoa, com bares, restaurantes e praias fechadas, 19 pessoas tombaram mortas alvejadas por tiros, no submundo da criminalidade.
Estes dados da violência em Pernambuco estão deixando as autoridades sem dormir visto que, a pouco mais de 30 dias, a maioria da população está em isolamento domiciliar, portanto não justifica esse aumento nas mortes violentas.  Quando tudo voltar ao normal o que será da população?
A verdade é que não podemos esperar que as autoridades possam frear esta pandemia do crime, pois quando a vida voltar ao normal os estados vão está correndo atrás dos prejuízos causados pelo Coronavírus. E a população ficará ao Deus dará.
Aqui cabe com maestria a frase: devemos usar mascara ou colete a prova de bala?

Nenhum comentário:

Postar um comentário