sábado, 18 de abril de 2020

História e curiosidades das Copas do Mundo - I



A partir de hoje, 18 de abril, o Blog do Simão Silva vai contar curiosidades sobre as Copas do Mundo desde 1930, seus campeões, artilheiros, países sedes entre outros.

O primeiro torneio foi disputado por apenas 13 seleções. A escolha do Uruguai, determinado no Congresso de Barcelona, em 1929, acabou enciumando os europeus. Além disso, a longa viagem de navio até Montevidéu, de quase dois meses, não animava as seleções da Europa.

Nas Américas, além do dono da casa, o Uruguai, oito seleções aceitaram o convite da Fifa: Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Paraguai, Brasil e os Estados Unidos. Junto aos americanos estiveram as seleções da Romênia, França, Iugoslávia e Bélgica.
Os jogos foram realizados de 13 a 30 de julho de 1930, todos os jogos foram realizados na cidade de Montevidéu. Público total: 590.549 pagantes, média de público: 32.808
Campeão: Uruguai e vice Argentina que foi derrotada na partida final pelos Celestes por 4X2.
Nesta copa aconteceram as 3 primeiras goleadas. A Argentina venceu o México por 6x3 e Estados Unidos por 6x1. A outra goleada 6x1 foi aplicada pelo Uruguai sobre a Iugoslávia.   Na competição foram marcados 70 gols. O artilheiro foi o argentino Guillermo Stábeli com 8 gols.

Curiosidade da Copa:

O jogador uruguaio Héctor Castro não tinha uma das mãos. Ele recebeu o apelido de “o divino manco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário