sexta-feira, 3 de julho de 2020

Congresso vota PEC 18/20 que adia eleções 2020


O Congresso Nacional (Senado e Câmara Federal) votaram pela aprovação das eleições municipais de 2020. Pelo calendário anterior a votação para prefeito e vereadores dos 5.500 municípios brasileiros seria dia 4 de outubro primeiro turno e dia 25, segundo torno. Pela nova Lei a votação será realizada nos dias 4 e 29 de novembro.

Vamos as novas datas do calendário eleitoral.

A partir de 11 de de agosto -  as emissoras de Rádio e TV ficam proibidas de transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos.
31 de agosto a 16 de setembro – realização das convenções partidárias para definição  de coligações e escolhas dos  candidatos. As coligações podem ser por meio virtual.
26 de setembro – último dia para registro das candidaturas. Início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio e Tv para elaboração do plano de mídia.
Após 26 de setembro – início da propaganda eleitora, inclusive na Internet;
27 de setembro – divulgação de relatório pelos partidos, coligações e candidatos discriminando os recursos recebidos pelo fundo Partidário, do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral) e outras fontes, bem como os gastos realizados.
15 de novembro – primeiro turno.
29 de novembro – segundo turno.
Até 15 de dezembro – encaminhamento a Justiça Eleitoral do conjunto de prestação de contas dos candidatos.
18 de dezembro – prazo final para diplomação dos candidatos eleitos, salvo nos casos em que as eleições ainda mão tenham sidas realizadas.
12 de fevereiro de 2021 – prazo final para a Justiça Eleitoral publicar o julgamento das contas dos candidatos eleitos.
1º de março de 2021 – prazo final para partidos e coligações ajuizarem representação na Justiça Eleitoral para apurar irregularidades em gastos de campanhas de canditados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário