quarta-feira, 29 de abril de 2020

Historias e curiosidades das Copas do Mundo – IV


Como é de conhecimento de todos, por causa da II guerra mundial (1 de setembro de 1939 a 2 de setembro de 1945), não foram realizadas as Copas do Mundo de 1942 e 1946, voltando o campeonato mundial de futebol a ser realizado em 1950 no Brasil.

A Segunda Guerra deixou marcas profundas em alguns países, o que tornou impossível a participação no Mundial no Brasil. Hungria, Tchecoslováquia e Polônia não tiveram condições. A Alemanha foi proibida pela FIFA de jogar. Com tudo isso, houve 32 inscritos nas eliminatórias, dos 72 países filiados. Brasil, como sede, e Itália, como último campeão, estavam classificados automaticamente. Argentina, Áustria, Bélgica, Birmânia, Colômbia, Equador, Filipinas e Peru desistiram durante as eliminatórias.  Dos 16 que restaram, Escócia, Índia e Turquia abriram mão das vagas. França, Irlanda e Portugal, convidados para serem os substitutos, declinaram. E o Mundial ficou com apenas 13 seleções, entre elas a Inglaterra, finalmente estreando em Mundiais.
A Copa de 1950 foi à quarta Copa do Mundo de Futebol. Ocorreu entre os dias 24 de junho e 16 de julho no Brasil, com jogos realizados nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. 13 países participaram da competição, 22 jogos realizados, foram marcados 88 gols (média de quatro gols por jogo), artilheiro Ademir de Meneses (9 gols), público de 1.043,500 com uma média de 47.431,8 pessoas por jogo. Campeão Uruguai 2x1 vice a seleção brasileira. Os jogos realizados no Recife teve como palco o Estádio Ademar da Costa Carvalho (Ilha do Retiro) com capacidade, na época, para 18 mil torcedores. Na final o Maracanã recebeu 199,854 torcedores.

A decisão

No último jogo, contra o Brasil, o Uruguai só tinha uma opção: vencer. A seleção brasileira jogava com a vantagem do empate e um país inteiro à espera da conquista do tão sonhado título. Não havia um que não acreditasse. Quase 200 mil pessoas se espremeram no Maracanã para comemorar mais do que propriamente torcer. O time ainda abriu o placar, com Friaça, a um minuto do segundo tempo, só aumentando a euforia. Mas, sob o comando de Obdulio Varella, a Celeste se agigantou. Tudo começou a mudar com o empate de Schiaffino, aos 21. E depois o gol da vitória de Ghiggia, aos 34, deu início ao Maracanazo, num dos maiores silêncios ensurdecedores da história do futebol. E o Brasil chora até hoje essa derrota.

Curiosidades da Copa

Números nas camisas já haviam sido adotados nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 38 e em diversos jogos entre clubes, inclusive no Brasil. No entanto, a numeração apareceu em Copas apenas na edição de 1950, facilitando a identificação para narradores e torcedores.
Contudo, na contra mão da modernidade, a Índia desistiu da participar da Copa do Mundo de 1950 por um dos motivos  mais esdrúxulos que se pode imaginar. A seleção abriu mão da disputa ao descobrir que seus jogadores não poderiam atuar descalços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário