terça-feira, 30 de agosto de 2011

Construção de barragem gera preocupação entre moradores de Bonito

Um dos compromissos da presidente Dilma Rousseff, que vem a Pernambuco nesta terça-feira (30), é a assinatura de ordens de serviço para a construção de barragens no Agreste do estado. A execução do projeto da barragem de Serro Azul tem trazido muitas dúvidas para os moradores e ambientalistas de Bonito. De acordo com eles, o governo ainda não conversou com as famílias afetadas e não se sabe qual será o destino do turismo na região.


Aronílson Leal Paes é um dos representantes de Bonito no Comitê da Bacia do Rio Una. Ele explicou que os detalhes do projeto da barragem ainda não foram repassados. “Por conta dessa incerteza, surgiram comentários no município de que as cachoeiras e o turismo vão acabar“, diz.

De acordo com o Governo do Estado, a barragem de Serro Azul vai custar R$ 480 milhões e cobrirá uma área de aproximadamente 1.600 hectares. A capacidade de armazenamento será de 380 milhões de metros cúbicos de água. Por conta desse volume, uma parte da área de Bonito, que faz limite com Palmares, será inundada.

Este fato tem deixado os agricultores da região preocupados. Eles ainda não foram informados se precisarão deixar a área. A agricultora Maria Verônica afirma que alguns deles desistiram de manter as lavouras. “Resolvemos não plantar mais, porque não sabemos como é que vamos ter retorno do dinheiro que nós investimos”, explica.

O secretário de Meio Ambiente de Bonito, José Pinheiro de Andrade , explicou o posicionamento da Prefeitura: “o município está pedindo que se faça um reflorestamento dessa área. Nós queremos saber onde as pessoas serão alocadas e como isso será providenciado. O município vai exigir que essas pessoas não sejam prejudicadas”, afirma.

De acordo com o secretário de Recursos Hídricos, João Bosco de Almeida, a mata já foi destruída no passado. “Diferentemente das outras barragens, que são menores, mas pegam uma área mais arborizada, com floresta, essa não tem quase nenhuma mata. Mesmo assim estamos concluindo um estudo ambiental. Eu espero estar com ele pronto em setembro, com todos os cuidados e as compensações que a lei determina.”, explica.

O secretário ainda informou que as obras serão iniciadas em de dezembro deste ano e que o turismo não será afetado. De acordo João Bosco, os turistas terão acesso à cachoeira do Véu da Noiva em um passeio de barco, o que atualmente não é possível.

DILMA EM GARANHUNS

Após cumprir agenda em Cupira a Presidente Dilma Rouseff estará em Garanhuns, na UPE, onde ao lado do Governador Eduardo Campos, de prefeitos e políticos da região participará da aula inaugural do Curso de Medicina retornando em seguida para a capital pernambucana de onde regressa para Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário